Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47825

Compartilhe esta página

Título: O papel da escola na formação inicial do professor de português: investigando o eixo de leitura e o estágio supervisionado obrigatório de língua portuguesa
Autor(es): FRANÇA, Joana Gabriela Alves de
Palavras-chave: Estágio Supervisionado; Eixo de leitura; Escola
Data do documento: 28-Out-2022
Citação: FRANÇA, Joana Gabriela Alves de. O papel da escola na formação inicial do professor de português: investigando o eixo de leitura e o estágio supervisionado obrigatório de língua portuguesa. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Português) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.
Abstract: Dentre as pesquisas sobre formação inicial de professores desenvolvidas nos últimos anos, ganham cada vez mais destaque aquelas que abordam o estágio supervisionado curricular (COSTA & LIMA, 2012). Apesar dos avanços, mais estudos sobre o estágio são necessários, sobretudo, no que diz respeito ao curso de Letras – Licenciatura em Português, nossa área de trabalho e formação. Nesta pesquisa, então, buscamos contemplar o estágio supervisionado obrigatório em português, num movimento investigativo acerca de como a escola percebe o seu papel na formação inicial do professor de língua materna. Adentrando o estágio, queremos, também, saber como o eixo de leitura é inserido nesse espaço-tempo e como é acolhido na cultura escolar. Realizamos, para tais fins, uma pesquisa de caráter qualitativo e interpretativo, que partiu da análise de entrevistas semiestruturadas feitas com gestor, coordenador e supervisor de duas escolas públicas e, ainda, com uma ex-estagiária dessas instâncias. A partir da nossa investigação, percebemos, dentre outras coisas, que são necessárias formações para os agentes escolares, além de maiores diálogos com a instituição de ensino superior; outrossim, uma aproximação pedagógica entre universidade, escola e licenciando são necessárias para fomentar e melhor direcionar projetos com o eixo de leitura.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47825
Aparece nas coleções:(TCC) - Letras - Português

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Joana Gabriela Alves de França.pdf603,51 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons